YAMAHA YZ450F de 2018 inova com aplicativo “POWER TUNER” para Smartphone

A Yamaha apresentou hoje a nova YZ450F com motor de partida elétrico e com a primeira aplicação de afinação do mundo para motos de motocross de produção. Alimentada pelo novo motor com cabeça do cilindro inversa, esta YZ450F completamente redesenhada oferece aos pilotos a capacidade para descobrirem o seu verdadeiro potencial.

Equipada com a mais recente tecnologia de ponta e proporcionando uma excelente potência do motor e uma performance ágil do chassis, a nova YZ450F liga os pilotos de motocross às suas motos como nunca antes e colocá-los-á na zona da vitória quando as motos chegarem aos concessionários em setembro. Esta nova moto de motocross baseada na versão MXGP representa o início de toda uma nova era de tecnologia avançada de competição, a qual dará ao piloto a sensação de união com a sua máquina e permitirá a realização fácil e rápida da afinação de última hora, através da tela de um smartphone.

O equilíbrio ideal entre potência e confiança

Os designers da Yamaha dedicaram-se à construção de um novo tipo de moto de motocross que proporciona aos pilotos o equilíbrio ideal entre potência e confiança, com um estilo, performance e manobrabilidade líderes da sua classe.

O design do motor inclui atualizações feitas à cabeça do cilindro, ao pistão,  à geometria do cilindro e muito mais, elementos que trabalham em conjunto para proporcionar uma potência líder da sua classe e ainda mais controle. O novo quadro em alumínio com barras bilaterais foi concebido com um posicionamento otimizado do motor para melhorar o equilíbrio da máquina, melhorar a leitura do terreno em curvas e aumentar a rigidez geral.

A primeira aplicação Power Tuner de produção do mundo

A Yamaha lança hoje a aplicação Yamaha Power Tuner para smartphones com sistemas iOS® e Android®concebida especificamente para a YZ450F de 2018, tornando esta a primeira moto de motocross de produção com um afinador de motor sem fios de funcionamento em smartphone. Agora, todos os pilotos da Yamaha YZ450F podem ligar-se às suas máquinas como nunca antes e ajustar a performance do motor para que se adapte aos diferentes estilos de condução, ao estado da pista e às condições atmosféricas.

A aplicação Yamaha Power Tuner permite ao piloto realizar alterações rápidas e fáceis ao mapeamento da ignição e do combustível e carregá-las para a moto através da tecnologia sem fios do sistema Wi-Fi integrado na unidade de controlo de comunicações, permitindo a derradeira afinação de última hora. A função de “Registos” permite tomar nota da localização onde se conduz, das condições, das definições da moto e muito mais, disponibilizando um ponto de partida para utilizações futuras. Esta aplicação inovadora também monitora vários dados, como as definições da corrida, os diagnósticos do sistema e de manutenção, o tempo de funcionamento do motor e muito mais.

A nova aplicação Power Tuner lançada com a YZ450F de 2018 não só permite modificar o mapeamento do motor com mais detalhe do que anteriormente, como também permite que os utilizadores partilhem as definições entre a equipe e com amigos, possibilitando a evolução do sistema para uma ferramenta única que facilita a comunicação e melhora a performance dos pilotos.

Partida elétrica leve e compacta

Através da utilização de um motor de arranque compacto e de uma bateria de iões de lítio ultraleve, a YZ450F de 2018 leva a praticidade da partida elétrica através de botão para a pista de competição, possibilitando partidas sem esforço sob pressão e uma condução muito mais relaxada quando o cronómetro não está a contar. A bateria de iões de lítio ultraleve e de elevada capacidade alimenta o sistema sem afetar gravemente o peso.

Novo motor

Para 2018, a Yamaha melhorou o design do cilindro inclinado para trás da YZ450F, o qual inclui um escape exclusivo direcionado para a traseira e um sistema de admissão de correntes de ar descendentes montado à frente.

A nova cabeça do cilindro é mais leve e o motor foi reposicionado no novo quadro com um ângulo ligeiramente mais vertical para permitir uma distribuição otimizada do peso na dianteira. O novo motor está equipado com novos perfis de cames, bem como uma nova cambota e um design mais forte do pistão “box bridge”, de elevada compressão e com o pistão revestido com DLC (Diamond-like-Carbon, carbono tipo diamante), e respira agora através de um corpo do acelerador Mikuni® de 44 mm. A combinação destas atualizações oferece ao piloto o equilíbrio ideal entre a potência na classe de 450 cc e um controlo e resposta excecionais.

A transmissão e a embreagem foram reformuladas para proporcionar uma ligação mais direta e uma resistência melhorada. As engrenagens restruturadas com uma área de superfície mais ampla, os melhorados discos da embreagem e o prato de molas mais rígido trabalham em conjunto para aumentar a durabilidade.

Para melhorar a performance e a distribuição do peso, os radiadores da YZ450F são maiores e dispõem de um ângulo mais direcionado para o fluxo de ar de admissão, que melhora a refrigeração sob as condições de competição mais exigentes. A revisão da geometria do tubo de escape permitiu um design inovador e envolvente para 2018, o qual resulta numa melhoria da centralização da massa e no desenvolvimento da potência. Esta disposição desloca a extremidade traseira do tubo de escape para a frente e permite posicionar o silenciador próximo do centro da massa.

Regressando ao modelo de 2018, o sistema de controlo de partida (Launch Control System, LCS) da Yamaha está integrado no caráter da nova YZ450F para proporcionar largadas mais rápidas e suaves durante as competições. Ao melhorar o controlo durante as acelerações fortes do arranque, o LCS proporciona uma distribuição otimizada da potência garantindo ao piloto a melhor hipótese para obter o primeiro lugar e liderar o grupo em direção à primeira curva.

Motor e sistema eletrônico da YZ450F de 2018
Principais alterações técnicas

. Novo motor com cabeça do cilindro invertida de elevada performance

. Nova e leve cabeça do cilindro

. Novos perfis da cames e cambota

. Power Tuner com aplicação de tecnologia sem fios para smartphone

. Novo sistema de partida elétrica com bateria de iões de lítio

. Reposicionamento do motor no quadro com um ângulo mais vertical

. Design mais resistente do pistão de elevada compressão e cavilha de pistão revestida com DLC

. Corpo do admissão Mikuni®de 44 mm

. Radiadores de maiores dimensões

. Posicionamento mais centralizado do silenciador

Novo quadro em alumínio e ergonomia otimizada

A YZ450F beneficia de um novo quadro de barras bilaterais que melhora a manobrabilidade notoriamente instintiva desta moto de motocross. A melhoria da treliça superior do quadro aumenta a rigidez, enquanto a melhoria realizada à zona traseira do quadro e as novas fixações do motor melhoram a centralização da massa para proporcionar um equilíbrio ideal entre a sensação em curva e a rigidez em linha reta. Basicamente, o novo quadro foi concebido para o melhor equilíbrio possível entre a absorção de impactos, a rigidez e a realização de curvas.

Em redor deste quadro totalmente reconstruído, a YZ450F de 2018 dispõe de uma carenagem mais leve e compacta de uma ponta à outra, que confere um aspeto mais agressivo e proporciona uma ergonomia melhorada para facilitar a mobilidade do piloto.

O tanque de combustível mais pequeno de 6,2 litros e a caixa do filtro de ar montada no topo, juntamente com as novas carenagens concavas do radiador, criam uma área de aderência dos joelhos mais elegante, a qual melhora o estilo, a aderência dos joelhos e o controlo da moto através do aumento do suporte geral na condução. O banco sofreu uma redução de 9 mm de largura e situa-se praticamente 20 mm mais baixo em direção à extremidade traseira, proporcionando um perfil mais plano que melhora a mobilidade do piloto durante as mudanças de peso para a dianteira/traseira.

Suspensão KYB® líder da sua classe

A suspensão KYB® de tipo mola, totalmente ajustável e de afinação fácil proporciona um amortecimento dependente da velocidade, que oferece um equilíbrio excecional entre manobrabilidade e absorção de impactos para uma performance vencedora. O design AOS (air-oil-separate, separação do ar e do óleo) é amplamente considerado como um dos melhores sistemas da indústria, pois proporciona uma excelente sensação a baixa velocidade e estabilidade a velocidades elevadas, conferindo ainda a vantagem adicional da facilidade de configuração.

O amortecedor traseiro KYB® inclui novas caraterísticas de amortecimento para corresponder ao novo quadro. Este está equipado com uma mola mais leve, que reduz o peso, e sofreu um aumento de 30 cc na capacidade do reservatório para permitir uma performance de amortecimento mais consistente nas corridas mais longas.

Novos gráficos

A elegância da nova carenagem é realçada pelos novos gráficos e o ADN de moto de fábrica da YZ450F de 2018 é reforçado pelos adesivos azuis.

Quadro e ergonomia da YZ450F de 2018

Principais alterações técnicas

. Quadro de barras bilaterais de elevada rigidez com novo design

. Novas fixações do motor para centralização da massa

. Banco mais estreito e plano para melhorar a manobrabilidade do piloto

. Design da carenagem mais compacto e elegante

.  Suspensão otimizada para corresponder ao novo quadro

. Amortecedor traseiro KYB®com novo design e reservatório de maiores dimensões

. Depósito de combustível compacto de 6,2 litros

. Novos gráficos e plásticos azuis


FONTE: MOTORSPORT